quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Avião explodiu após tocar o solo, concluem investigadores de acidente na Rússia

O Antonov An-148 da companhia Saratov Airlines, que caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscou, explodiu após a queda, concluíram os investigadores. Segundo Svetlana Petrenko, porta-voz do comitê criado para apurar as causas do acidente, os dados recolhidos das caixas-pretas permitirão a “reconstrução do voo em detalhes”, mas as autoridades buscam outras informações, como “as atividades da aviação, a condição técnica do avião e o nível técnico do piloto”.

— Foi estabelecido que o avião estava intacto no momento da queda e não havia combustão — informou Svetlana, à agência TASS. — A explosão ocorreu após o avião tocar o chão.

Investigadores estão fazendo buscas e apreendendo documentos no escritório da Saratov, incluindo papéis sobre a manutenção das aeronaves e de exames técnicos e médicos da tripulação, informou Svetlana. O trabalho está sendo realizado por centenas de funcionários do Comitê de Aviação Interestadual, em diversas regiões da Rússia.

— Os investigadores coletaram amostras de combustível, arquivos das conversas por rádio entre controladores e o comandante do avião, arquivos do sistema de rastreamento da aeronave em terra e os dados eletrônicos do radar sobre o voo — completou Svetlana.

Apesar da espessa camada de neve que cobre o local do acidente, as duas caixas-pretas, que registram os dados do voo e das conversas no interior da cabine, foram localizadas. Elas foram danificadas, mas a recuperação das informações deve ser possível, informou uma fonte. Elas serão encaminhadas a um laboratório para análise.
BUSCAS PREJUDICADAS PELA NEVE
O An-148 da Saratov desapareceu dos radares às 14h48 de domingo, pelo horário local, quatro minutos após a decolagem. Ele seguia para Orsk, na fronteira com o Cazaquistão, com 71 pessoas a bordo, sendo 65 passageiros e seis tripulantes. A queda aconteceu perto do povoado de Stepanovskoye, no distrito de Ramensky, nos arredores da capital russa.

— Constatamos que as 71 pessoas a bordo morreram — declarou na noite de domingo Vladimir Pushkov, ministro de Situações de Emergência, pondo fim às operações de resgate e dando início às buscas dos corpos e dos destroços da aeronave. — Prevemos realizar a maior parte dos trabalhos de busca nos próximos sete dias, devido às grandes dimensões da área em que os restos se espalharam, à neve e ao relevo do local.

A lista das vítimas foi divulgada pelas autoridades e inclui dois estrangeiros — um cidadão do Azerbaijão e outro da Suíça —, além de três crianças, a mais nova com apenas 5 anos. A maioria dos passageiros era da região de Orenburgo, onde está Orsk. O governador do distrito decretou luto nesta segunda-feira para homenagear às vítimas do acidente.

O porta-voz da presidência, Dmitry Peskov, informou que Vladimir Putin está sendo constantemente informado sobre os avanços das investigações, mas ainda é cedo para falar sobre as causas. No domingo, o comitê de investigação foi montado imediatamente por ordens de Putin.

— Um relatório final da comissão, é claro, no momento é impossível, porque se passaram menos de 24 horas desde a tragédia — comentou Peskov.

PILOTO TINHA MAIS DE 5 MIL HORAS DE VOO
Em comunicado, a Saratov Airlines informou que fornecerá “todos os documentos necessários às autoridades investigadoras para descobrir as verdadeiras causas do acidente. A conclusão só pode ser feita após o final da investigação”. O An-148 acidentado tinha o número de registro RA-61704. O turbojato bimotor entrou em operação em 2010, mas foi incorporado à Saratov apenas em fevereiro de 2017.

Em janeiro deste ano, a aeronave foi inspecionada, com verificação dos motores, da estrutura da aeronave e da montagem das asas. Os resultados indicaram que o An-148 estava em condições de voo. E antes de cada decolagem um formulário de manutenção é preenchido, e o RA-61704 não apresentou qualquer problema.

No dia do acidente, a aeronave já havia cumprido três viagens, nas rotas Penza-Moscou, Moscou-Saratov e Saratov-Moscou. A tripulação havia acabado de embarcar. O piloto no comando foi identificado como Gubanov Valery Ivanovich, com 5.099 horas de voo, sendo 2.147 delas em aeronaves An-148. Por precaução, a Saratov anunciou que toda a frota de An-148, composta por seis aeronaves, terá as operações temporariamente suspensas.

Nenhum comentário: