sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Prefeitura retira árvore que causava risco a pedestres na Avenida Nações Unidas

A prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema) está agindo com celeridade nas situações onde galhos e raízes de árvores colocam em risco a segurança da população. Nesta quinta-feira (16), técnicos da Divisão de Parques e Jardins farão a retirada de uma árvore da espécie flamboyant, na Avenida Nações Unidas.

Após realizar uma inspeção prévia no local a pedido de moradores, técnicos da prefeitura constataram que a árvore ameaçava cair, podendo causar acidentes com pedestres que transitam pelo local. A diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (DELFA), Tayla Marrocos, explica que as fortes chuvas dos últimos dias deixaram os galhos da árvore encharcados, e como o tronco apresenta uma forte inclinação, é preciso agir rápido para evitar o risco de acidentes.

Além do risco apresentado, as raízes da árvore danificaram parte do passeio da extensão do imóvel que a planta ocupa. Tayla Marrocos informa que a análise feita no exemplar arbóreo constatou ainda que a parte interna encontra-se oca devido a uma grande infestação de fungos e cupim, o que acarreta risco de queda.

Para manter o equilíbrio nas ações de modo garantir a segurança da população e, ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, após a retirada da árvore uma muda de espécie nativa será plantada no lugar. A prefeitura já iniciou um estudo para avaliar qual a melhor espécie a ser inserida no local.

Nenhum comentário: