sábado, 24 de junho de 2017

Espadeiros protestam contra proibição de “guerra” em Senhor do Bonfim

Um grupo de mais de 100 pessoas protestou nesta sexta-feira (23) pelas ruas de Senhor do Bonfim, no Norte da Bahia, a 380km de Salvador, contra a proibição da realização da Guerra de Espadas na cidade. Por decisão judicial, a prática – que ocorre há mais de 70 anos – foi impedida de ser realizada.

Os “espadeiros” seguiram em cortejo pelas principais avenidas do município carregando um caixão, que simboliza, segundo eles, a tradição de soltar as espadas na noite do dia 23 de junho.

Em entrevista ao site São João na Bahia, o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, lamentou a decisão da Justiça e disse que, “embora a guerra não seja um evento da prefeitura, faz parte da tradição dos festejos da cidade”.

Em nota, a Associação Cultural dos Espadeiros de Bonfim afirmou que “impedir o acontecimento da GUERRA DE ESPADAS passou a ser uma questão pessoal de alguns e nos fica cada vez mais claro que não se trata do interesse mútuo de toda a população bonfinense”.

O empresário Maurício Cardoso também criticou a decisão da Justiça e afirmou que “juizes e promotores são passageiros e que a tradição das espadas vai prevalecer sobre decisões pessoais e monocráticas”.

Em algumas avenidas da cidade, como a António Carlos Magalhães, a decisão judicial não foi cumprida e a prática de soltar os fogos de artifício foi mantida por alguns adeptos.

Nenhum comentário: