terça-feira, 20 de setembro de 2016

SAS prossegue atualização de Cadastro Único em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) prossegue com o atendimento às famílias de baixa renda ou aquelas que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo federal que receberam carta do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) para regularização de dados. Quem foi notificado tem prazo até o dia 16 de dezembro. Ao todo são três mil famílias com algum tipo de benefício de programas sociais que ainda não comparecer para atualização cadastral.

Caso não haja atendam ao convite do MDS, os beneficiários poderão ter dificuldade de manter os benefícios que, inclusive, poderão ser cancelados.  No Cadastro Único estão inscritos os beneficiários que mantém o Número de Identidade Social (NIS), o que facilita o pagamento de contas mais baratas de energia e acesso a diversos programas sociais, a exemplo do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Projovem Adolescente. 

A diretora do Departamento de Combate à Pobreza da SAS, Caroline de Oliveira Suzart, esclarece que para obter o Número de Identidade Social (NIS) é necessário ao beneficiário estar inserido no Cadastro Único caso contrário não terá condições de obter qualquer um dos benefícios sociais oferecidos pelo Governo federal. “A intenção de um cadastro único é a de contribuir para evitar o desperdício de recursos e aperfeiçoar a gestão dos programas. O cadastramento não significa a inclusão automática em programas sociais”, observa.

            As famílias que receberam a carta do MDS devem comparecer a Secretaria da Assistência Social munidos de documentos como: RG, CPF, conta de energia, além de certidão de nascimento, RG ou CPF dos filhos, caso tenham filhos. As principais informações cadastradas são: características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo), a composição familiar, a identificação e documentação civil de cada membro da família, rendimentos e despesas familiares como, por exemplo, aluguel, transporte, alimentação, etc.

Nenhum comentário: