terça-feira, 20 de setembro de 2016

Festival Multiarte começa nesta terça-feira (20), em Itabuna

Começa nesta terça-feira (20), às 19h e segue até domingo (25), a nona edição do Festival Multiarte Firmino Rocha (“Multiarte”). O festival, cuja realização é assinada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) configura o maior encontro de artistas e espetáculos da região Sul da Bahia e acontecerá no Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF). Na abertura, o público assistirá ao show musical “Mou Brasil Jazz Band”, estrelado pelo músico Mou Brasil, um dos melhores do gênero no Brasil e no mundo.

Nos dias seguintes, o festival contará com apresentações de 54 apresentações de música, teatro e dança, além de contar também com a exibição de 9 produções de cinema. Em todos os dias, o público apreciará também diversas obras de 13 artistas plásticos. Todos os trabalhos foram selecionados entre mais de 100 inscritos. “Nosso festival é muito amplo e tem uma coisa muito bacana, que é a capacidade de congregar no mesmo espaço artistas renomados e iniciantes, pessoas de Itabuna e pessoas de fora, com distribuição de prêmios para as melhores apresentações”, explicou Fernando Caldas, curador do festival.

No encerramento, serão conhecidos os artistas e grupos premiados e o público poderá assistir também ao espetáculo “Deus Danado”, um drama estrelado pelos atores Bira Freitas e Psit Mota. “A FICC está com um pressentimento muito bom sobre a realização desse festival, primeiro por causa de sua importância, segundo porque a gente contempla da forma mais ampla possível as mais diversas categorias de premiação: teremos prêmos para 1º e 2º lugar de Melhor Teatro Infantil, Melhor Comédia e Melhor Drama; 1º lugar para o Melhor Ator e Melhor Atriz; 1º e 2º lugar para Melhor Espetáculo de Dança Livre, Melhor Dança Clássica e Melhor Dança Contemporânea; também premiaremos Melhor Dançarino e Melhor Dançarina (1º lugar); Melhor Show de MPB Regional e Melhor Show de Pop / Rock (1º e 2º lugar); Melhor Cantor ou Cantora (1º lugar); Melhor Artista Plástico (1º e 2º lugar) e ainda Melhor Filme (1º e 2º lugar) e Melhor Diretor (1º lugar)”, explicou a professora Nilmecy Santos Gonçalves, diretora presidente da FICC.

Todos os espetáculos têm entrada franca. O público está condicionado ao limite de capacidade da Sala Principal do Centro de Cultura, que é de 300 pessoas. “Neste ano, há um aceno dos organizadores de que não haja superlotação, num atento às próprias normas de segurança da casa. Sabemos que o festival em si já tem um público cativo, mesmo porque traz consigo torcidas organizadas, caravanas e tudo o mais. Mas, de fato, teremos que tomar cuidado com a quantidade de pessoas”, explicou a professora Luciana Soares, que responde pela diretoria administrativa da FICC.

Homenagem a Firmino Rocha

O Festival Multiarte Firmino Rocha foi criado em 2001, através de lei municipal. O nome “Firmino Rocha” se dá pela homenagem que a cidade de Itabuna  presta ao poeta, natural da cidade (1910 - 1971), autor de várias obras, entre as quais o poema “Deram um fuzil ao menino”, que se encontra publicado numa placa na entrada da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos.  Firmino Rocha é considerado um dos maiores ícones da cultura grapiúna.

Para os espetáculos do Multiarte, principalmente os de Teatro, sugere-se cuidadosa observação das classificações indicativas. De quarta (21) a domingo (25), os espetáculos serão apresentados sempre das 8h às 22h, sendo que os espetáculos infantis estão concentrados na manhã da quarta-feira. Estima-se um público de cerca de 2 mil pessoas, nos seis dias. Confira abaixo a progamação completa. 

Nenhum comentário: