quinta-feira, 19 de maio de 2016

Com eliminação na Copa do Brasil, Fla confirma direito de jogar a Sul-Americana

Tem coisas que só o calendário do futebol brasileiro proporciona. O Flamengo perdeu três dos quatro jogos que disputou pela Copa do Brasil e foi eliminado pelo Fortaleza na segunda fase. Mas qual será o destino do clube? A queda bem antes das oitavas de final garantiu ao Rubro-Negro o direito de ter uma das seis vagas concedidas através do Brasileirão na Copa Sul-Americana, que será disputada no segundo semestre.  Ou seja, o “prêmio” pela eliminação precoce é uma competição internacional.

Mas como? O Flamengo ficou em 12º lugar na Série A-2015. Como Internacional, que ficou em quinto, já tem uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil e o Palmeiras, que foi nono, disputou a Libertadores, bastava ao Flamengo não chegar às oitavas para ficar com uma das seis vagas da Sul-Americana via Brasileirão. E foi isso que aconteceu. A CBF tem direito a oito vagas e as duas restantes são preenchidas pelos campeões das Copas do Nordeste e Verde.

A “premiação ao derrotados” foi criada quando a CBF ampliou a Copa do Brasil, fazendo com que ela fosse disputada nos dois semestres e gerando uma incompatibilidade de datas com a Sul-Americana, para desgosto da Conmebol.

O Sport, por exemplo, ficou em sexto no Brasileirão e entrou com time sub-20 na Copa do Brasil. Resultado? Foi eliminado e também está garantido na Sul-Americana.

No Comitê de Reformas da entidade, o fim dessa incongruência no calendário é um dos objetivos. Mas ainda não há solução apresentada.

FILA PARA JOGAR A SUL-AMERICANA EM CASO DE QUEDA NA COPA DO BRASIL:
Santos (7º na Série A)
Cruzeiro (8º na Série A)
Atlético-PR (10º na Série A)
Ponte Preta (11º na Série A)
Fluminense (13º na Série A)
Chapecoense (14º na Série A)
Coritiba (15º na Série A)
Figueirense (16º na Série A)
Botafogo (Campeão da Série B)
Santa Cruz (2º na Série B)
Vitória (3º na Série B)
América-MG (4º na Série B)
Vasco (18º na Série A)

– Em negrito, os times que, hoje, jogariam a Sul-Americana se eliminados antes das oitavas da Copa do Brasil

Nenhum comentário: